CONSULDADO & EMBAIXADA

Veja como você deve agir para localizar brasileiros detidos no Reino Unido por estarem ilegal.

Localização de brasileiro detido no Reino Unido (irregularidade migratória)

A denegação da entrada de cidadão brasileiro no Reino Unido é de competência exclusiva das autoridades britânicas. Por essa razão, os consulados – seja o brasileiro, seja o de outros países – não têm a prerrogativa de intervir em favor de seus nacionais.
 
Para obter informações sobre brasileiro detido por irregularidade migratória no Reino Unido, contate diretamente as autoridades britânicas
 
Como regra, o detido permanece por um curto período em um centro de remoção (removal centre) antes de ser embarcado para o Brasil. 
 
No centro de remoção, os detidos geralmente têm acesso a telefone e e-mail, podendo contatar as pessoas que quiser no momento em que julgar adequado.
 
Caso nenhum contato tenha sido feito, é possível enviar fax ao centro de remoção para pedir informações sobre a situação legal e pessoal da pessoa procurada. Como a mensagem deve ser escrita em inglês, utilize o modelo disponibilizado (clique aqui) preenchendo os espaços em branco. 
 
De acordo com a lei local (Protection Act 1998), será solicitado ao detido autorização para compartilhar suas informações com terceiros.
 
Se o detido autorizar, será enviada resposta confirmando a detenção, a localização e as formas de contatá-lo.  Se não autorizar, nenhuma informação será enviada – seja aos familiares, amigos, advogados, Consulado ou mesmo aos órgãos públicos britânicos. 
 
O sistema de detenção do Reino Unido é reconhecido por sua civilidade, independentemente de irregularidades migratórias ou da gravidade de eventual crime cometido. Todos recebem abrigo, cobertores, tratamento médico e alimentação adequados.

Fonte – Essa matéria foi retirada do website do Consulado-Geral do Brasil em Londres em 27/12/2017