CONSULADO BRASILEIRO Em LONDRES

Veja como agir em casos de Brasileiros(as) vítimas de violência doméstica no Reino Unido.

VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Cidadãos brasileiros residentes ou de passagem pelo Reino Unido que tenham sido vítimas de violência doméstica no Reino Unido devem:

      • Em casos emergenciais, contatar a polícia e/ou ambulância, pelos números 999 (perigo ou ameaça imediata) ou 101 (registro de ocorrência e encaminhamento de queixas). Se estiver fora do Reino Unido, contate diretamente a delegacia mais próxima.
      • Em casos não emergenciais, informar o serviço de assistência social de seu bairro, o agente de saúde e/ou contatar o National Domestic Violence Helpline: 0808 2000 247 ou office@ncdv.org.uk;
      • Em caso de violência sexual, informar o agente de saúde e/ou ligar para o Rape Crisis national freephone helpline: 0808 8029 999.

O setor de assistência do Consulado poderá ser notificado, para acompanhamento do caso (clique aqui). 

CONTATOS ÚTEIS

AMBE – Apoio à Mulher Brasileira no Exterior: organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha para proporcionar apoio, proteção e coordenação da prestação de serviços para mulheres brasileiras que vivem no Reino Unido. Oferece auxílio gratuito com atendimento em português a brasileiras em situação de vulnerabilidade. Pode ser contatada pelo site www.ambe.org.uk ou, em casos emergenciais, pelo telefone 079 0591 9507.

Latin American Women’s Rights Service (LAWRS): organização não governamental que oferece assistência a mulheres latino-americanas no Reino Unido em condição de vulnerabilidade. Os atendimentos são realizados em português e espanhol. Entre os serviços oferecidos estão: aconselhamento, terapia psicossocial e auxílio à procura de emprego. O contato deve ser feito de segunda a sexta-feira, entre 10h e 13h e entre 14h e 18h, por telefone (0207 3360 888, 0844 2640 682) ou pelo site www.lawrs.org.uk.

Latin American Women’s Aid (LAWA): organização não governamental que oferece assistência a mulheres latino-americanas no Reino Unido em condição de vulnerabilidade. Os atendimentos são realizados em português e espanhol. Entre os serviços oferecidos estão: aconselhamento e abrigo provisório. O contato deve ser feito de segunda a sexta-feira, entre 9h30 e 13h e entre 14h e 17h30, por telefone (02072750321, 0753 4424826 ou 0746 219 1700), e-mail (info@lawadv.org.uk) ou pelo site lawadv.org.uk/pb.

National LGBT Domestic Abuse Helpline: organização não governamental que oferece assistência a LGBTs no Reino Unido em condição de vulnerabilidade. Os atendimentos são realizados em inglês. Pode ser contatada por telefone (0800 9995 428) ou por meio e-mail (help@galop.org.uk).

Victim Support: organização não governamental que oferece assistência gratuita a vítimas de crimes no Reino Unido. Os atendimentos são realizados em inglês e espanhol. Para mais informações, clique aqui.

NSPCC Helpline: organização não governamental que oferece assistência a menores. Pode ser contatada por telefone (0808 8005 000) ou por e-mail (help@nspcc.org.uk). 

Pessoas com dificuldades auditivas podem ligar para o número 1800 1101 para obter auxílio.

Além disso, cidadãs brasileiras poderão contatar o “Ligue 180 Internacional”, um serviço gratuito, promovido pelo governo brasileiro, por intermédio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), ligada ao Ministério da Justiça e Cidadania, que oferece informação, orientação e assistência à mulher brasileira vítima de violência doméstica (física e/ou psicológica) e de exploração sexual no exterior.

O Ligue 180 está ativo 24 horas, e a ligação pode ser feita a partir do Reino Unido.

A ligação para o Ligue 180 Internacional será direcionada para a central de atendimento às mulheres da SPM em Brasília e encaminhada para a rede consular brasileira, serviços de assistência no exterior ou para a Polícia Federal, de acordo com o teor da solicitação recebida. 

Os consulados poderão contatar as vítimas para prestar-lhes assistência ou, caso solicitado, acionar as autoridades locais. O objetivo da iniciativa é ampliar o apoio e assistência a vítimas brasileiras de violência doméstica, exploração laboral e tráfico de pessoas no exterior.

Para ter acesso ao serviço, em português, siga o passo a passo abaixo:

        1. Disque 0800 890 055 
        2. Digite 1 (para português) 
        3. Digite 1 (para o Brasil, direto a cobrar) 
        4. Disque (61) 3799 0180

Fonte – Essa matéria foi retirada do website do Consulado-Geral do Brasil em Londres em 21/03/2018 pela equipe do Brazuka Digital Marketing.

PRECISA DE AJUDA COM SEU PROCESSO DE IMIGRAÇÃO

Entre em contato conosco para descobrir como podemos lhe ajudar com o seu processo de imigração.