FIQUE INFORMADO - BREXIT

Aprenda sobre o BREXIT EM curtas e pequenas matérias.

BREXIT – O que é o Artigo 50 e em qual dia, mês, hora e ano o Reino Unido vai sair da União Européia?

Brexit: Tudo que você precisa saber sobre a saída do Reino Unido (UK) da União Europeia (EU). O Brazuca em Londres estará traduzindo/produzindo pequenas e importantes matérias sobre o que as principais fontes de informações Britânicas estarão divulgando sobre o Brexit.

O que é o ARTIGO 50?

O artigo 50 é um plano para qualquer país que deseje sair da União Européia (UE). Foi criado como parte do Tratado de Lisboa – um acordo assinado por todos os membros da UE que se tornou lei em 2009. Antes desse tratado, não havia um mecanismo formal para que um país deixasse a UE.

É bastante curto – apenas cinco parágrafos – que explicam caso qualquer país membro da UE  decida sair da mesma deverá notificar o Conselho Europeu e negociar sua retirada com a UE e que há dois anos para chegar a um acordo – a menos que todos os membro concordem em estender o prazo. O tratado ainda diz que o membro que decidir sair  não poderá participar das discussões internas da UE sobre a sua partida.

Qual dia, mês e hora o Reino Unido vai sair da União Européia? 

Para que o Reino Unido deixasse a UE, o mesmo teve que invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que confere aos dois lados dois anos para acordar os termos da saída. Theresa May – a Primeira-ministra Britânica – iniciou este processo em 29 de março 2017, o que significa que o Reino Unido está programado para sair na sexta-feira, 29 de março de 2019 as 23:00. Pode ser prorrogado se todos os 28 membros da UE concordarem, mas no momento, todos os lados se concentram nessa data como sendo o dia, mês e horário da saída do Reino Unido da União Européia.



Fonte – Essa matéria foi retirada do website da BBC em 11/11/2017 – Imagens retiradas do Google Search.